foto Digão Duarte

terça-feira, agosto 26, 2008

Carta da Cultura

Foi realizado em Curitiba, em 23, 24 e 25 de Agosto de 2008, o III Fórum Humanista Brasileiro.

Na mesa temática: Políticas de Incentivo e Democratização da Cultura.

Participaram da mesa Presencialmente: Jacqueline (MH RJ), Robsom (MH SP), William (MH Curitiba), Alice (MH RJ), Thais (MH Curitiba), Mariane (MH Curitiba), Priscila Santos (Curitiba), Gerson (Curitiba), Isadora, (Curitiba), Carlos (Curitiba), Rafael (Curitiba)

Entendemos a Cultura como tudo o que não é natural. Passamos por abordar todos os temas referentes a criação humana e discutimos os pontos comuns e diferentes dos Estados presentes (Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná).

Após dois dias de debate, os membros do grupo de discussão levantaram algumas preocupações e concluíram que existe total descaso das políticas públicas de incentivo às expressões artísticas, a propriedade científica, as expressões étnicas, a diversidade local, regional e latino-americana.

As políticas não apóiam manifestações culturais, não oferecem estrutura para ações e nem ou menos regularam aos artigos constitucionais que abordam a Cultura.

Não se fala em leis para a cultura, não se vê políticas culturais. O isolamento das artes, da ciência, da pesquisa e do fomento cultural é proposital para manobrar a massa, favorecendo apenas pequenos grupos detentores de capital.

Falar de Cultura é promover a diversidade, é integrar os povos, é descobrir que além da arte, temos a identidade de cada povo, a sua culinária, as suas crenças, sua literatura, seus costumes, e a contribuição histórica de seus antepassados, é existir.

Queremos co-existir!

Propomos:

l 2% do Orçamento Federal para a Cultura

l Campanha de Reconhecimento dos Profissionais da Arte

l O Incentivo, a Criação e a Modernização de escolas técnicas e faculdades públicas para Profissionais da Arte

l Defesa da carreira e aposentadoria de profissionais da Arte

l Defesa Nacional dos direitos autorais (artísticos, literários e científicos)

l Mapeamento Nacional dos espaços culturais locais

l Divulgação através de site público deste mapeamento

l Incentivo a defesa da diversidade

l Fomento ao intercâmbio dos povo

l Formação de Acervo Público com compra de obras nacional contemporâneas

l Incentivo a Cultura da não-violência

Ação proposta pela mesa é a realização da FEIRA DA DIVERSIDADE construída por toda a comunidade local, como organizações artísticas, organizações sociais, o coletivo e convidamos todas as outras mesas a se somarem.

A FEIRA DA DIVERSIDADE é um grande encontro de manifestações culturais, artísticas e étnicas. Sendo realizada por cada Estado participante desta mesa com objeto de expandir para toda a Americana-Latina. A FEIRA não propaga a idéia de compra e venda, e sim a troca através de produtos e serviços entre os participantes e visitantes. O calendário da primeira FEIRA será em Março de 2009, para atingir nosso objetivo faremos pré-encontros, discussões por lista de discussão na internet e eventuais encontros presenciais.

Curitiba, 24 de Agosto de 2009

Obrigado

PAZ, FORÇA e ALEGRIA!

Um comentário:

Jac Melo disse...

Oi moça,

Foi um prazer conhece-la e te-la na mesa de cultura do fórum, com certeza você ajudou e muito nas conversas e na conclusão da mesma.

bjs
jac