quinta-feira, setembro 25, 2008
Todos!
terça-feira, agosto 26, 2008
Carta da Cultura
Foi realizado em Curitiba, em 23, 24 e 25 de Agosto de 2008, o III Fórum Humanista Brasileiro.
Na mesa temática: Políticas de Incentivo e Democratização da Cultura.
Participaram da mesa Presencialmente: Jacqueline (MH RJ), Robsom (MH SP), William (MH Curitiba), Alice (MH RJ), Thais (MH Curitiba), Mariane (MH Curitiba), Priscila Santos (Curitiba), Gerson (Curitiba), Isadora, (Curitiba), Carlos (Curitiba), Rafael (Curitiba)
Entendemos a Cultura como tudo o que não é natural. Passamos por abordar todos os temas referentes a criação humana e discutimos os pontos comuns e diferentes dos Estados presentes (Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná).
Após dois dias de debate, os membros do grupo de discussão levantaram algumas preocupações e concluíram que existe total descaso das políticas públicas de incentivo às expressões artísticas, a propriedade científica, as expressões étnicas, a diversidade local, regional e latino-americana.
As políticas não apóiam manifestações culturais, não oferecem estrutura para ações e nem ou menos regularam aos artigos constitucionais que abordam a Cultura.
Não se fala em leis para a cultura, não se vê políticas culturais. O isolamento das artes, da ciência, da pesquisa e do fomento cultural é proposital para manobrar a massa, favorecendo apenas pequenos grupos detentores de capital.
Falar de Cultura é promover a diversidade, é integrar os povos, é descobrir que além da arte, temos a identidade de cada povo, a sua culinária, as suas crenças, sua literatura, seus costumes, e a contribuição histórica de seus antepassados, é existir.
Queremos co-existir!
Propomos:
l 2% do Orçamento Federal para a Cultura
l Campanha de Reconhecimento dos Profissionais da Arte
l O Incentivo, a Criação e a Modernização de escolas técnicas e faculdades públicas para Profissionais da Arte
l Defesa da carreira e aposentadoria de profissionais da Arte
l Defesa Nacional dos direitos autorais (artísticos, literários e científicos)
l Mapeamento Nacional dos espaços culturais locais
l Divulgação através de site público deste mapeamento
l Incentivo a defesa da diversidade
l Fomento ao intercâmbio dos povo
l Formação de Acervo Público com compra de obras nacional contemporâneas
l Incentivo a Cultura da não-violência
Ação proposta pela mesa é a realização da FEIRA DA DIVERSIDADE construída por toda a comunidade local, como organizações artísticas, organizações sociais, o coletivo e convidamos todas as outras mesas a se somarem.
A FEIRA DA DIVERSIDADE é um grande encontro de manifestações culturais, artísticas e étnicas. Sendo realizada por cada Estado participante desta mesa com objeto de expandir para toda a Americana-Latina. A FEIRA não propaga a idéia de compra e venda, e sim a troca através de produtos e serviços entre os participantes e visitantes. O calendário da primeira FEIRA será em Março de 2009, para atingir nosso objetivo faremos pré-encontros, discussões por lista de discussão na internet e eventuais encontros presenciais.
Curitiba, 24 de Agosto de 2009
Obrigado
PAZ, FORÇA e ALEGRIA!
sábado, agosto 16, 2008
Brasil em Uníssono
quinta-feira, junho 12, 2008
CORAÇÃO PARTIDO
Fui convidada para uma importante missão: DEFENDER A CULTURA DE CURITIBA como vereadora do Partido Progressista (PP). O convite foi feito pelo amigo Deputado Estadual Ney Leprevost que sabe que sempre fui uma defensora e militante de causas culturais, a exemplo participei ativamente do Fórum Permanente de Música do Paraná, representando todos os músicos paranaenses no evento nacional Câmara Setorial de Música, encontro realizado na FUNARTE (RJ). Apesar de todo meu envolvimento com a Cultura, confesso que estou impressionada com o convite para ser pré-candidata à vereança, gostaria muito de ouvir a sua opinião, o que você acha? Concluo com a justificativa do título. Azul e Vermelho são as cores do Partido Progressista. Agora meu coração tem um Partido, meu coração é o Partido, MEU CORAÇÃO PARTIDO!
quarta-feira, abril 23, 2008
1º Encontro da Música Independente
Participei do 1º Encontro Nacional da Música Independente, e deste encontro resultou um documento chamado "Carta do Paraná - Toque o Brasil", que transcrevo na sua íntegra: